Fazendo parte da rotina das empresas do setor industrial, o tratamento de águas e efluentes é uma tarefa indispensável não apenas para atender aos requisitos da legislação, mas também para otimizar operações e consolidar uma imagem positiva no mercado.
No entanto, mudanças na cultura organizacional ou mesmo as adversidades do mercado, podem fazer da gestão de resíduos um desafio e, diante deste cenário, contar com o apoio de empresas especializadas torna-se a melhor decisão.
Além de garantir o atendimento às exigências ambientais, evitando riscos de sofrer autuações, multas e sanções que prejudiquem suas atividades produtivas; com a transferência do tratamento para um parceiro, as organizações geradoras ainda otimizam as operações e podem gerar economia.
As opções para a terceirização do tratamento de efluentes
A terceirização do tratamento de efluentes pode acontecer através de duas modalidades: OnSite e OffSite, sendo:
Tratamento de águas e efluentes OnSite: essa modalidade consiste em realizar o tratamento dentro da própria empresa com o parceiro especializado assumindo todos os riscos, responsabilidades e necessidades para manter o sistema inteiramente funcional.
Esse tipo de tratamento pode acontecer através de alguns modelos de negócios:
- BOT/BOO: a empresa contratada projeta e implanta a melhor solução técnica considerando a relação entre o custo de implantação e operação com capital próprio. Após o startup do sistema, a empresa contratada também presta os serviços de operação e manutenção do ativo.
- AOT/AOO: transforma ativos non-core em fonte de captação de recursos financeiros. Realizando investimentos diretos, a terceirizada adquire sistemas existentes ou com necessidades de reformas, prestando em conjunto serviços de operação e manutenção
- O&M: nesse caso o parceiro assume de forma direta a operação, manutenção e monitoramento dos sistemas, incluindo a possibilidade de reúso, gerando melhorias e ganhos de produtividade.
Tratamento de efluentes OffSite: consiste em transportar os efluentes para serem processados em estações de tratamento terceirizadas, que são operadas por uma empresa especializada.
Nesta modalidade, o prestador de serviços ambientais se encarrega de coletar, transportar, tratar e destinar os resíduos tratados, enquanto a empresa geradora paga pelo serviço sem investir em uma estrutura própria.
As situações em que a terceirização do tratamento de efluentes é indicada
Cada uma dessas modalidades atende a requisitos diferentes, se adequando às necessidades de cada organização.
Os modelos de negócios do tratamento OnSite cabem em casos onde:
- Precisa-se de apoio qualificado através de mão de obra especializada para operação de um ativo in loco.
- As estações próprias requerem melhorias, seja para adequação às exigências ambientais ou mesmo para aprimorar a efetividade do sistema.
- Pretende-se reduzir o consumo de água potável para fins menos nobres, mediante a implantação de sistemas de reúso capazes de tornar o líquido tratado adequado para aplicação em outros setores da empresa.
Leia mais
Já a modalidade OffSite adequa-se perfeitamente em situações de:
- Limitação Física, marcada por cenários em que as organizações não possuem espaço físico capaz de comportar uma ETE própria.
- Inviabilidade técnica e/ou econômica, quando os volumes de geração ou complexidade do efluente tornam a construção de estações dedicadas financeira ou operacionalmente inviáveis para atender às exigências ambientais.
- Serviços temporários, como em períodos de realização das limpezas técnicas ou outras atividades relacionadas a manutenção dos ativos próprios, tornando necessário o encaminhamento dos efluentes para tratamento externo durante o período.
As vantagens da terceirização do tratamento de efluentes
Independente da modalidade escolhida, uma das principais vantagens da terceirização do tratamento de efluentes é que as organizações podem direcionar seus recursos às atividades core do negócio, já que a expertise de um parceiro que detém o conhecimento e estrutura adequada permitem optar pela modalidade mais adequada à realidade de cada empresa geradora.
Por meio de técnicas, equipamentos e sistemas apropriados, há ainda a otimização das operações e minimização de custos. Além disso, as organizações ficam isentas dos riscos operacionais, trabalhistas e ambientais que a ação engloba.
O cuidado com o meio ambiente também torna-se evidente através de práticas sustentáveis que são extremamente valorizadas pelos stakeholders.
Um estudo realizado pela agência de pesquisa norte-americana Union + Webster, revelou que 87% dos brasileiros têm preferência por adquirir produtos e serviços de empresas sustentáveis e, 70% dos entrevistados também disseram que não se importam em pagar mais por isso.
Além disso, as organizações que mostram preocupação com impacto das suas atividades são mais bem vistas por seus fornecedores e potenciais investidores, ainda mais com os pilares “ambiental” e “social” sendo valorizados no conceito ESG, fator que tem sido fortemente analisado no mercado de investimentos.
Conte com a terceirização do tratamento de águas e efluentes na sua empresa
Presente em dez estados brasileiros, o Grupo Opersan já soma mais de oitenta operações dedicadas OnSite; e seis centrais de tratamento OffSite próprias localizadas em São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro.
Com mais de 30 anos de experiência em projetos ambientais, o Grupo Opersan atua com foco em gestão de águas e efluentes para o mercado corporativo, oferecendo soluções integradas, eficientes e economicamente vantajosas através de modelos de negócios OnSite, que incluem desde a elaboração de projetos, construção e operação de sistemas de tratamento de águas e efluentes nas unidades dos clientes, e OffSite quando recebemos os efluentes por meio de caminhões ou tubulações para tratamento em nossas unidades, onde são analisados, armazenados e tratados, conforme as leis e exigências ambientais.
Para saber como podemos ajudar a sua empresa a construir uma gestão ambiental eficiente, entre em contato com nossos especialistas e saiba mais informações a respeito de nossas modalidades.