Tratamento de efluentes para metalúrgicas: as vantagens da modalidade OffSite

Tratamento de Efluentes Tratamento OffSite indústria metalúrgica

10 de Novembro de 2021

A natureza de suas operações e o grande volume de substâncias envolvidas em seus processos produtivos, tornam a metalurgia uma das indústrias com maior potencial de impactos e riscos ao meio ambiente. 

Metais pesados como cromo, níquel, zinco, chumbo, e outros provenientes das atividades produtivas que podem tornar o solo tóxico e o lançamento dos efluentes industriais sem o devido tratamento nos canais aquáticos; são alguns exemplos de atividade metalúrgica com grande potencial de dano ao meio ambiente (fauna e flora) e a saúde humana.

Por isso, tendo em vista a proteção da natureza e da população foram criadas as leis 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS) e a 9.605/1998, além da resolução Nº 430 do CONAMA que controla o descarte dos efluentes industriais especificando as condições e padrões para o seu lançamento em corpos hídricos. 

O não cumprimento das leis e resoluções com o descarte inadequado ou fora dos limites estabelecidos, além de danos ao meio ambiente e a própria imagem da indústria, ainda implicará em pesadas multas e até na paralisação das atividades com a não concessão do licenciamento ambiental.

Opções para o tratamento de efluentes para metalúrgicas

Para se proteger destes riscos e prejuízos financeiros e ainda atuar de forma consciente e responsável, a indústria metalúrgica vem investindo em soluções como as modalidades OnSite e OffSite para o tratamento de efluentes.

De forma simplificada, na modalidade OnSite todo o processo de coleta e tratamento dos resíduos e efluentes são realizados dentro da própria indústria em instalações construídas especialmente para este fim na empresa metalúrgica geradora dos resíduos. 

Já na modalidade OffSite, que abordaremos em maiores detalhes neste artigo, um parceiro técnico especializado fica responsável pela coleta dos resíduos e efluentes, seu transporte para o tratamento em instalações próprias e fora dos limites da metalúrgica, seu descarte e a posterior obtenção do licenciamento ambiental e comprovação de tratamento e descarte adequados destes resíduos provenientes da indústria metalúrgica que o contratou para esta função.

Tratamento de efluentes para metalúrgicas: quando optar pelo tratamento OffSite

Existem inúmeras vantagens da escolha da modalidade OffSite para o tratamento de resíduos e efluentes específicos da indústria metalúrgica:

  • Efluentes de alta complexidade

Conforme exemplificamos anteriormente, a complexidade de tratamento de resíduos da Classe I que apresentam alto potencial poluidor torna ainda mais importante a contratação de um parceiro técnico especializado que já possua instalações projetadas segundo os requisitos necessários para efetivo tratamento antes do descarte na natureza. 

  • Limitação física

Além de não ter interesse em investir na construção das instalações necessárias para o tratamento, a indústria metalúrgica pode sofrer com a limitação física, não tendo área livre disponível dentro de suas instalações para a construção das estações de tratamento, sendo assim fundamental contar com um parceiro na modalidade OffSite.

  • Serviços temporários

A modalidade OffSite permite a utilização da estrutura externa do terceirizado que estará sempre disponível para o tratamento. Isso é uma enorme vantagem quando comparado ao tratamento em instalações da própria indústria que requerem paralisações durante os períodos de manutenção interferindo nas operações da empresa. 

  • Limitações para a destinação

Em diversos casos, o fato de a metalúrgica estar instalada em uma cidade de pequeno porte ou mesmo sem a estrutura adequada para receber os resíduos e efluentes após tratamento, impõe uma limitação estrutural para a correta destinação. Na Modalidade OffSite o terceirizado fica responsável pelo transporte e descarte no local adequado dos resíduos para a empresa.

Conheça os benefícios de adotar o tratamento de efluentes Offsite na indústria metalúrgica

Conforme você pôde acompanhar nas situações descritas acima, a modalidade OffSite é uma solução que apresenta diversos benefícios operacionais para a indústria metalúrgica, sendo um apoio fundamental na questão da coleta, tratamento e destinação de resíduos e efluentes. Confira:

  • Gestão simplificada dos efluentes

Os gestores ganham tempo e foco ao poder direcionar suas atenções para a atividade produtiva principal da indústria metalúrgica pois sabem que a questão do tratamento de resíduos tão complexos quanto os gerados pelo seu negócio, estão nas mãos de um parceiro técnico qualificado e experiente que pode realizar todo o processo em instalações próprias fora da empresa.

  • Obtenção de certificações

O correto tratamento de resíduos e efluentes pelo terceirizado permitirá à indústria metalúrgica obter o licenciamento ambiental e outras comprovações legais essenciais para reforçar o compromisso com as ações sustentáveis e boas práticas de negócios. Isso aliado à métrica que monitora a emissão de carbono e o tratamento de resíduos das atividades da empresa através do ESG (Enviroment Social and Governance) auxiliará na captação de investimentos ou financiamentos com bancos governamentais, por exemplo.

  • Foco no negócio

A terceirização na modalidade OffSite permite à indústria metalúrgica focar sua atenção e recursos técnicos e estruturais na sua atividade principal, otimizando a sua produtividade, deixando a coleta, transporte, tratamento e monitoramento de seus efluentes a cargo de um parceiro com conhecimento técnico e estrutura adequada.

Descubra como o Grupo Opersan pode ajudar no tratamento de efluentes para metalúrgicas

Há mais de 30 anos o Grupo Opersan atende empresas de variados portes no tratamento parcial ou total de seus efluentes fora de suas instalações. Contando com uma gestão transparente e certificada pelas ISO 9001 e 14001, o Grupo Opersan conta com operações localizadas estrategicamente em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina oferecendo gestão logística dedicada, suporte em documentações e laboratórios próprios para garantir a total segurança quanto ao tratamento de efluentes para a sua empresa. 

Entre em contato com nossa equipe técnica e conheça todas as vantagens de contar com a Opersan como parceira técnica da sua empresa.

Nova call to action

COMENTÁRIOS

Resultado da busca