Principais motivos para tratar os efluentes da sua empresa

Tratamento de Efluentes

8 de Março de 2018

 Você já deve ter visto diversas vezes publicações destacando que é importante realizar o tratamento dos efluentes gerados por sua empresa, mas você sabe dizer o porquê desta prática ser tão importante?

Para tornar mais claros os motivos que sua empresa tem para realizar esta atividade, assim como para destacar seus benefícios, levantamos alguns pontos importantes, que mostram o impacto e a relevância desta prática:

  • Garantia de financiamento

Financiamento bancário é importante para garantir sua capacidade de expansão e investimento, e empresas que não realizam seu tratamento de efluentes – e não obtêm suas certificações, por consequência – podem sofrer restrições ou negações de crédito por parte dos bancos.

Isso se deve ao fato de que, além de buscarem preservar suas imagens ao evitar financiar obras de empresas ambientalmente irresponsáveis, eles também podem ser multados caso se comprove que conscientemente ofereceram crédito a empresas que causam prejuízos ambientais.

  • Evitar multas

O governo tem fiscalizado com cada vez mais rigor e critério as operações das empresas em todo o país, e isso só tende a se intensificar, com a opinião pública cada vez mais crítica de empresas ambientalmente irresponsáveis.

Por isso, as indústrias que não adotarem políticas de tratamento e reciclagem de efluentes correm enorme risco de serem pegas pela fiscalização e, com isso, receberem pesadas multas e autuações, podendo até mesmo ter suas atividades suspensas.

De acordo com a última alteração realizada pelo governo, as multas podem partir desde R$ 89 até R$ 897 mil, dependendo do porte, nível de gravidade e reincidência da empresa.

  • Marketing verde

A relevância da sustentabilidade dos negócios não pode ser mais ignorada, pois tanto no B2B quanto no B2C os potenciais clientes têm dado cada vez mais preferência a empresas que não só oferecem uma imagem de responsabilidade ambiental, mas efetivamente demonstram estas práticas em suas operações e gestão.

Em pesquisa realizada pela Unilever em cinco países, incluindo o Brasil, 33% dos consumidores preferem marcas que impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. No Brasil, 85% dos pesquisados afirmaram se sentir melhor ao consumir produtos fabricados de maneira sustentável.

Diante disso, ao tratar seus efluentes de acordo com as exigências das normas vigentes, sua empresa melhora sua imagem diante do público e amplia sua capacidade de gerar bons negócios.

  • Preservação do ambiente

abordamos no passado os riscos ao ambiente trazidos por efluentes não tratados, e este ainda é um problema sério e real no país. O despejo de esgotos e efluentes industriais diretamente em rios e corpos aquáticos é extremamente prejudicial para pessoas e animais que vivem em suas cercanias, podendo contrair doenças sérias.

Estes motivos deixam claro que sua empresa só tem a ganhar se adequando às normas de tratamento de efluentes, atuando, com isso, de forma responsável com o meio ambiente e, paralelamente, melhorando sua própria imagem junto a seus públicos de interesse.

 

COMENTÁRIOS

Resultado da busca