Certificações são fundamentais para organizações que querem melhorar seus processos, produtos, serviços e ganhar destaque no segmento em que atua. O retorno sobre as certificações para uma empresa vai muito além do financeiro, já que envolve também todos seus colaboradores, auxiliando no desenvolvimento pessoal e na organização em geral. Isso ajuda a empresa a entender melhor o que se passa internamente, melhorando o atendimento aos seus clientes e parceiros.
No mercado atual, as empresas dos mais diversos setores têm exigido certificações dos seus fornecedores, tanto na obtenção de produtos quanto a contratação de serviços, como forma de qualificação e garantia de atendimento aos requisitos contratuais e legais.
Toda certificação, incluindo as normas ISO, é de grande importância para as organizações e acarreta em mudança cultural dentro das mesmas. Por isso sua implantação precisa ser feita com bom planejamento, de forma estruturada e com o envolvimento de todos os colaboradores.
Certificações ISO
ISO é a sigla de International Organization for Standardization, traduzindo Organização Internacional para Padronização. A ISO é uma entidade de padronização e normatização e foi criada em Genebra, na Suíça, em 1947.
A ISO tem como objetivo principal aprovar normas internacionais em todos os campos técnicos, como normas técnicas, classificações de países, normas de procedimentos e processos, e etc. No Brasil, a ISO é representada pela ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas).
ISO 9001: Gestão de qualidade
Você já deve ter ouvido falar sobre a ISO 9001, termo muito usado como referência para promover serviços ou produtos. Porém, o que isso significa?
O principal objetivo da ISO 9001 é fornecer requisitos que, se forem bem implantados, darão a confiança de que uma empresa é capaz de fornecer com eficiência os serviços ou produtos. Ela atesta que a empresa certificada atende às expectativas dos clientes em conformidade com as leis e normas aplicáveis. Por conta de seu rigor e especificidade, é uma das certificações que devem ser procuradas na hora de se escolher um fornecedor.
ISO 14001: Sistema de Gestão Ambiental
A ISO 14001 é uma norma com diretrizes básicas para o desenvolvimento de um sistema de gestão ambiental. A norma foi implementada no Brasil pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT - sob a sigla ABNT NBR ISO 14000, nome dado a uma família de regras da mesma série e uma das mais importantes certificações ambientais no Brasil. O papel dessa norma é certificar projetos de sistema de gestão ambiental com o objetivo de criar equilíbrio entre um modelo de negócio e o meio ambiente, para o negócio obter lucro e não gerar impacto negativo no ecossistema.
Sua implementação contribui diretamente para fortalecer o conceito de sustentabilidade, onde as empresas passam a realizar iniciativas que contemplam tanto a qualidade ambiental quanto a responsabilidade social corporativa. Ter essa norma é a marca inegável do comportamento ético empresarial frente à sociedade e ao meio ambiente, indicando claramente que a sustentabilidade faz parte da gestão e das prioridades da empresa. A exemplo da ISO 9001, a Opersan também possui esta acreditação, reforçando seu compromisso e sua qualificação para lidar com os mais variados tipos de resíduos e efluentes industriais com total qualidade e garantia de processos confiáveis e testados.
ISO 16001: Responsabilidade social - Sistema da gestão - Requisitos
Esta norma tem por objetivo estabelecer os requisitos mínimos relativos a um sistema da gestão da responsabilidade social, permitindo à organização formular e implementar uma política e objetivos que levem em conta os requisitos legais e outros, seus compromissos éticos e sua preocupação com a cidadania, desenvolvimento sustentável e transparência das suas atividades.
A NBR 16001 fornece às organizações os elementos de um sistema da gestão da responsabilidade social eficaz, passível de integração com outros requisitos da gestão, de forma a auxiliá-las a alcançar seus objetivos relacionados com os aspectos da responsabilidade social. Não se pretendendo criar barreiras comerciais não-tarifárias, nem ampliar ou alterar as obrigações legais de uma organização. Ela não prescreve critérios específicos de desempenho da responsabilidade social e se aplica a qualquer organização que deseje:
Os requisitos da NBR 16001 são genéricos, para que possam ser aplicados a todas as organizações. Sua aplicação dependerá de fatores como a política de responsabilidade social da organização, a natureza de suas atividades, produtos e serviços; da sua localidade e das condições em que opera.
ISO/IEC 17025: Acreditação de Laboratórios
Criada pela ISO em parceria com a IEC em 2005 e publicada no Brasil em 2006 pela ABNT, esta norma reúne todos os requisitos para que um laboratório possa realizar análises necessárias para a atividade do processamento de resíduos; uma vez que tem seu credenciamento realizado pelo INMETRO, os resultados publicados pelo laboratório passam a ser aceitos formalmente perante os órgãos competentes.
Para saber o procedimento correto para cada tipo de resíduo e efluente, é necessário obter informações precisas sobre eles. Para isso, é preciso contar com um laboratório bem equipado e preparado para este tipo de análise; para a empresa geradora, a garantia desta capacidade vem por meio da certificação ISO 17025.
Estas certificações indicam que a empresa está qualificada para atuar com:
- Projeto, desenvolvimento e comercialização de equipamentos e sistemas de captação.
- Tratamento de águas e efluentes industriais e sanitários.
- Reuso e dessalinização.
- Serviços de implantação, monitoramento, operação e manutenção de plantas de tratamento de águas e efluentes.
Nos orgulhamos de contar com as certificações ISO 9001, ISO 14001 e 17025, atestando a qualidade dos nossos processos e boas práticas de gestão.