Dia Mundial da Água 2021: qual a importância desse recurso para você?

Reúso de água Tratamento de Efluentes Dia Mundial da água

19 de Março de 2021

Em 22 de março celebramos o Dia Mundial da Água. A data é um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos.

O tema escolhido pela Un-water para este ano é "valorização da água" que visa ressaltar sua importância, abrangendo seus diferentes significados e maneiras pelas quais beneficia nossas vidas. O objetivo é conscientizar que podemos valorizá-la e protegê-la de maneira eficaz para todos.

Qual a importância da água para você?

A Un-Water, interagência que coordena os esforços de todas as entidades da ONU e organizações internacionais com questões de água e saneamento, criou um desafio para as pessoas ao redor do mundo perguntando: O que a água significa para você?

A organização abriu espaço para as pessoas compartilharem seus pensamentos e experiências através das redes sociais, utilizando as hashtag #WorldWaterDay e #Water2me que alimentarão o próximo Relatório de Desenvolvimento Mundial da Água da ONU e fornecerá dados que servirão de referência para a prática de ações para o uso sustentável de recursos hídricos como formas adequadas de proteger a água com eficácia para todos.

Por que lembrarmos sobre o 6º ODS nesta data?

Além de aumentar a conscientização sobre a crise global da água, um dos principais focos da data também é apoiar o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6: água e saneamento para todos até 2030.

No Brasil, o cenário ainda é complicado e, segundo o último levantamento do Instituto Trata Brasil, com base nos dados mais recentes disponíveis pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) apontou que aproximadamente 35 milhões de brasileiros ainda não tem acesso à rede de água potável e 100 milhões de pessoas não têm coleta de esgotos. 

Porém, com o Novo marco regulatório do saneamento, há perspectivas para mudar essa situação, já que a lei pretende atingir a meta de 99% da população brasileira com acesso à água potável e 90% da população com acesso aos serviços de coleta e tratamento de esgoto até 2033, ampliando a participação da iniciativa privada e promovendo novos investimentos no setor.

O 6º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável e o papel das empresas para seu alcance

As empresas têm papel fundamental para a sociedade atingir as metas do 6º ODS, sendo assim um grande desafio, bem como uma grande oportunidade de alavancar novos negócios.

O guia dos ODS para as empresas, desenvolvido pela GRI, pelo Pacto Global das Nações Unidas e pelo Conselho de Negócios Mundiais para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD), destaca um importante trecho sobre a participação das empresas no alcance desse objetivo:

“A empresa identifica como prioridade a redução do seu impacto negativo no ODS 6 na sua cadeia de abastecimento, trabalhando com fornecedores para reduzir o seu consumo de água em regiões com problemas de escassez de água”

Dessa forma, as estratégias utilizadas para contribuir com o objetivo de água potável e saneamento para todos incluem a implementação de uma gestão de água ambientalmente sustentável em torno das operações e da cadeia de suprimentos. Para isso, de início, as empresas devem mapear toda a cadeia de valor, avaliando os impactos negativos e positivos baseando-se no ODS 6.

Tratando-se de uma tarefa amplamente complexa, o apoio de parceiros experientes em gestão de água, que atuam na prática com soluções que preservam os recursos hídricos torna-se fundamental.

O compromisso do Grupo Opersan em prover soluções que preservem a água e a vida

O Grupo Opersan tem como missão oferecer soluções para tratamento de águas e efluentes de maneira responsável e equilibrada, apoiando empresas a estabelecerem alternativas eficazes e ambientalmente corretas de valorização das águas residuais, ao invés de descartá-las ou ignorá-las.

Dentre as soluções oferecidas, estão o tratamento de efluentes OffSite, realizado em Estações de Tratamento do grupo, e tratamento de águas e efluentes OnSite, na qual o sistemas são instalados na própria empresa, oferecendo a possibilidade também do reuso da água.

As duas modalidades estão integralmente alinhadas ao uso correto dos recursos hídricos, contribuindo assim para o ODS 6 e beneficiando diretamente as empresas com a diminuição do impacto ambiental de suas atividades, ações que também consolidam uma imagem positiva no mercado.

Sobre a data

O Dia Mundial da Água, que foi criado pela ONU em 1992, tem como objetivo alertar a população mundial sobre a importância da preservação dos recursos hídricos para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. Por isso, para um real desenvolvimento sustentável, todos nós, incluindo pessoas e empresas, temos que estar alinhados sob a responsabilidade do consumo consciente da água. 

 

Nova call to action

COMENTÁRIOS

Resultado da busca