Cada vez mais, a sociedade e o mercado esperam uma postura sustentável das empresas e seus gestores, o que impacta diretamente nas demandas legais a serem realizadas.
No tratamento de águas e efluentes não é diferente. Isso porque, mesmo contando com um parceiro terceirizado, quando o descarte não é realizado adequadamente e acontece a geração de passivos ambientais, as empresas são consideradas como corresponsáveis pelo impacto, também sofrendo penalidades severas pelo descumprimento da legislação vigente.
No entanto, há uma saída para assegurar que isso não aconteça: é o chamado seguro ambiental e operacional.
Como funciona o seguro ambiental e operacional?
Este documento visa proteger empresas e indústrias em relação a todo tipo de passivo ambiental que possa causar prejuízos para segurados e terceiros.
Funciona como uma espécie de apólice podendo ser contratada por pessoas jurídicas que, de alguma forma, durante seus processos produtivos geram riscos ao meio ambiente e apresentam potencial causador de danos ambientais.
O seguro ambiental e operacional cabe, inclusive, para organizações que manipulam poluentes de outras empresas ou causam contaminação do solo em suas instalações, podendo também se beneficiar da solução.
O Projeto de Lei 10494/2018, que pode instituir o seguro mínimo ambiental, ainda segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Desse modo, o assunto ainda é pouco abordado em muitas empresas, algumas não tendo nem conhecimento sobre o que é e como funciona este tipo de seguro, não dando assim a devida importância nem se apropriando das vantagens que o mesmo proporciona.
Mas, mesmo que o documento ainda não seja obrigatório, as empresas podem e devem considerá-lo em suas estratégias.
A importância do seguro ambiental e operacional para os negócios
Mais do que uma vantagem, o seguro ambiental e operacional deve ser visto como um ativo de grande importância para as organizações, afinal, traz segurança em relação à seriedade do fornecedor e evita que a empresa seja autuada por corresponsabilidade. Veja outras vantagens:
- protege os negócios contra a aplicação de sanções legais, já que não é possível contratar o seguro se não houver conformidade com os critérios estabelecidos na legislação brasileira;
- contribui com a proteção ambiental e cumprimento da legislação, pois o parceiro contratado está alinhado a todos os conceitos técnicos relacionados à poluição do meio ambiente previstos em lei;
- auxilia na mensuração de vulnerabilidades relacionadas a passivos ambientais em casos de aquisição ou fusão;
- define soluções para atender as necessidades de gestão de risco;
- promove o suporte por especialistas;
- gera prevenção de perdas.
Tudo isso contribui para um cotidiano corporativo sem surpresas desagradáveis ou prejuízos inesperados que possam comprometer a operação.
Como o seguro impacta no dia a dia das empresas
Como o próprio nome diz, o seguro ambiental e operacional é uma forma de trazer mais segurança ao dia a dia das empresas. A partir de uma possível indenização, por exemplo, é possível cobrir os custos com remediações e manutenções necessárias nos casos de danos ambientais.
Entre as coberturas oferecidas e que podem auxiliar os negócios a minimizarem perdas, estão:
- cobertura de danos pessoais e materiais, dentro ou fora da empresa;
- limpeza e isolamento do local prejudicado e seu entorno;
- responsabilidade no descarte de resíduos;
- remediação de danos ambientais;
- cobertura de lucros cessantes, tanto para o segurado quanto para terceiros.
Além disso, vale verificar também outras coberturas que podem estar excluídas do escopo inicial, mas que sejam pertinentes para o negócio. Entre elas estão condições preexistentes, ações dolosas, danos por amianto e multas provenientes de não conformidade com a lei.
Por que considerá-lo na hora de contratar um fornecedor
Contratar um fornecedor que garanta segurança ambiental, operacional e jurídica em suas atividades por meio do seguro assegura a confiabilidade nos serviços prestados. Além disso, a empresa evita imprevistos, prejuízos, paralisações e até mesmo a interrupção das atividades.
O Grupo Opersan, especialista no tratamento de águas e efluentes, também conta com o seguro operacional em suas unidades e o ambiental nas suas atividades. A empresa possui um rígido monitoramento realizado pela equipe de QSSMA (Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente), seguindo procedimentos e ações de conscientização, com o objetivo de evitar acidentes.
Tanto os tratamentos executados OnSite, quanto os que acontecem OffSite, são realizados com a garantia de segurança aos nossos clientes, com a destinação correta e segura para os efluentes tratados.
Para mais informações sobre nossa atuação e as soluções oferecidas, entre em contato conosco.