Criada por meio do Decreto Federal 86.028/81 para ressaltar a necessidade de se implementar medidas emergenciais que previnam a degradação, bem como conscientizar e incluir a conscientização da população sobre assuntos a respeito à preservação do patrimônio natural brasileiro, comemoramos entre os dia 01 e 05 de Junho a Semana do Meio Ambiente.
O objetivo da data é complementar o Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972. Que este ano tem como tema principal a biodiversidade, denominado "A Hora da Natureza". De acordo com a diretora executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Inger Andersen, há um milhão de espécies de plantas e animais em extinção pelo mundo, o que torna a questão da variedade biológica muito apropriada.
Outro fator a ser ressaltado esse ano é o alerta da comunidade científica sobre a crise na biodiversidade e a emergência climática.
Crise e meio ambiente: reflexos da pandemia de coronavírus
A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) alcançou centenas de países e obrigou a população a manter o distanciamento social por meio do isolamento domiciliar. A consequência positiva ao isolamento é a redução na emissão de poluentes gerados por automóveis, fábricas e outras fontes. Nesse aspecto, é possível destacar:
-
Queda nos níveis de NO2 e CO2
A Agência Internacional de Energia (IEA) divulgou em abril que as emissões de dióxido de carbono em âmbito global podem ter uma redução recorde de 8% (oito por cento). Segundo a entidade, a necessidade de energia também pode cair esse ano, graças às restrições governamentais estabelecidas. As informações já levantadas sobre as emissões de CO2 (gás carbônico) apontam que essa seria a maior retração em termos absolutos já registrados.
-
Diminuição da poluição
Segundo pesquisadores, satélites que monitoram os poluentes presentes na atmosfera detectaram uma melhora no ar em grandes centros urbanos do Brasil e do mundo. Os dados registrados, que foram transformados em mapas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC), mostraram que os maiores impactos são nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.
Outra informação relevante é da Agência Nacional Europeia, a qual detectou que os "lockdowns" realizados nos países da Europa levaram a uma redução de aproximadamente de 50% (cinquenta por cento) nos níveis de dióxido de nitrogênio de algumas cidades.
-
Canais aquáticos limpos
Outro resultado importante da relação entre crise e meio ambiente é a limpeza de diversos canais aquáticos espalhados pelo mundo. A cidade de Veneza, na Itália, conhecida por seus canais normalmente poluídos pelo trânsito das embarcações turísticas, viu as águas voltaram a ficar cristalinas, revelando uma fauna aquática pouco vista.
Comprovadamente, os países que adotaram a “quarentena” apresentam índices significativamente positivos. Isso mostra que, enquanto a sociedade dá uma pausa em suas intensas atividades, o planeta se reconstrói, sendo uma indicação para que quando todos voltarem às suas rotinas, não deixem de lado a consciência coletiva, pensando no próximo e no meio ambiente.
A Semana, e o Dia do Meio Ambiente vêm para mostrar que é possível minimizar a crise climática se houver a contribuição da sociedade, governo e organizações. Portanto, é o momento de refletir e, mais do que isso, implementar estratégias que promovam o desenvolvimento, ao mesmo tempo em que contribuam com a economia circular.
Missão de prover soluções que preservam a água e a vida
Tratando-se de uma atividade considerada essencial ao atendimento das necessidades industriais, comerciais e de saúde da população, o Grupo Opersan reforça o compromisso de oferecer soluções para tratamento de águas e efluentes de maneira responsável e sustentável para a preservação ambiental.
Por meio de soluções customizadas para o tratamento de águas e efluentes em modalidades OnSite e OffSite, contribuímos com a manutenção e qualidade de recursos hídricos, minimizando significativamente sua exploração ao mesmo tempo que oferece vantagens operacionais e financeiras às empresas.
Com essas práticas, colaboramos para o consumo consciente dos recursos naturais e medidas que amenizem o impacto no meio ambiente.