Como o tratamento de águas e efluentes OnSite colabora com a economia circular na sua empresa?

Tratamento de Efluentes Tratamento OnSite Economia Circular

4 de Dezembro de 2019

O modelo econômico que se baseia em extrair, transformar e descartar está cada vez mais ultrapassado, exigindo uma mudança estratégica entre as empresas. Nesse contexto, a economia circular é uma alternativa atraente, já que visa redefinir a noção de crescimento, com foco em vantagens para todos. 

A economia circular tem como objetivo reduzir o uso de matéria prima e desenvolver a conscientização sobre o reúso de insumos que antes seriam descartados. Para que ocorra com êxito, deve contar com a adesão de toda a sociedade, contemplando indústrias, distribuidores, vendedores e consumidores que, por meio de descarte correto, facilitam o tratamento e reinserção dos resíduos no ciclo como matéria-prima.

Isso engloba dissociar a atividade econômica do consumo de recursos finitos, além de eliminar resíduos gerados por organizações de todos os segmentos. Sendo três princípios centrais: minimizar resíduos e poluição, manter produtos e insumos em ciclos de uso, e regenerar sistemas naturais.

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), apontou que 47,3% das empresas consultadas adotou práticas de economia circular para obter eficiência operacional, 22,6% estão em busca de novos negócios, 11,4% fizeram para atender pedidos de clientes, 9,3% para estarem em conformidade com a legislação e 3,9% a pedido de acionistas.

Entre as ações que contribuem para todos esses objetivos está a prática do reúso de água, aplicado através da modalidade de tratamento de águas e efluentes OnSite. Quando se fala em água tratada, nesse caso, a aplicação da economia circular ocorre quando não há somente o descarte, mas a reutilização do recurso para diversas finalidades. 

Entenda como o tratamento de águas e efluentes OnSite auxilia no processo de Economia Circular

A modalidade de tratamento de águas e efluentes OnSite é indicada quando há a necessidade de tratamento de efluentes e/ou fornecimento de água, mediante realização de investimento de um sistema dedicado dentro do respectivo empreendimento. Este sistema fornecerá água e/ou tratará efluentes mediante a operação do próprio empreendedor, ou de forma terceirizada através do prestador de serviços especializado.

Ao se realizar o tratamento dentro da própria empresa gera-se a oportunidade do reúso de água, no qual o efluente tratado passa a atender a parâmetros de qualidade estabelecidos pela legislação e/ou a requisitos de qualidade estabelecidos pela empresa, podendo então ser utilizado para outras finalidades industriais, e com isso, o conceito de economia circular se faz presente.

Ponto importante a se destacar é o de que além das questões ligadas ao impacto socioambiental, tratando-se das indústrias, há também as questões ligadas a legislação, que é rigorosa em relação ao tratamento e descarte de efluentes. Afinal, estima-se que o segmento representa o terceiro maior uso de água no país, desse modo, o conceito de economia circular mostra-se como uma alternativa que contribui para manter as empresas em conformidade com as exigências legais.

Leia Mais:

Como obter um tratamento eficiente

Para contar com uma estação de tratamento OnSite eficiente, que cumpra as normas como a  Resolução 430 do CONAMA, Leis Estaduais, e o Programa de Conservação e Reúso da Água (PCRA), é essencial ter alguns cuidados básicos para garantir a qualidade dos resíduos tratados e a otimização dos custos investidos na implantação.

A baixa performance de sistemas pode ocasionar desperdícios de recursos utilizados para o tratamento, gerando gastos desnecessários. Além disso, estações ineficientes estão diretamente ligadas a serviços de operação deficitários e a falta de manutenção dos equipamentos que, sem alinhamento, podem resultar em efluentes desenquadrados na legislação, expondo assim a respectiva empresa a danos de imagem e prejuízos financeiros, seja por responsabilidade direta ou corresponsabilidade.

Por isso, é fundamental realizar uma avaliação inicial da estrutura instalada, das atividades operacionais, e da equipe que será responsável pela operação da ETE.

Como o Grupo Opersan pode ajudar as empresas no tratamento de efluentes OnSite e no reúso de água

Para auxiliar organizações de todos os segmentos a fazerem um tratamento eficaz, que permita o reúso da água para diversos fins, o Grupo Opersan disponibiliza soluções dedicadas, entre elas está a modalidade de tratamento OnSite que atua com diferentes modelos de negócios, nos quais variam entre:

BOT (Build, Operate & Transfer)

Projetamos, construímos e operamos o sistema. Ao término do contrato, o ativo será transferido para o cliente; 

BOO (Build, Operate & Own)

Projetamos, construímos e operamos o sistema de propriedade do Grupo Opersan. Ao término do contrato, o ativo é desmobilizado e retirado do cliente.

O&M (Operação e Manutenção)

Prestação de serviços de operação e manutenção de sistemas de tratamento, assumindo integralmente as responsabilidades operacionais, pelas melhorias e ganhos de produtividade, permitindo ao cliente focar na sua atividade principal.

AOT (Acquire, Operate & Transfer)

Realizamos a aquisição de um ativo existente, investimos, caso necessário, em melhorias, prestamos serviços de operação e manutenção, e ao término do contrato, o ativo é transferido novamente ao cliente.

AOO (Acquire, Operate & Own)

Realizamos a aquisição de um ativo existente, prestamos serviços de operação e manutenção do sistema, e ao final do contrato, o ativo permanece de propriedade do Grupo Opersan.

Ainda há a prestação de serviços pontuais como:

Análise e Consultoria sobre unidades em operação

Avaliação de sistemas em operação, assessoria ambiental, melhorias de processo, ganhos de produtividade e serviços para comissionamento, testes e operação assistida dos sistemas de tratamento.

Nova call to action

COMENTÁRIOS

Resultado da busca