Para negócios que possuem infraestruturas internas, como Estações de Tratamento de Água (ETA), Estações de Tratamento de Efluentes (ETE), caldeiras, torres e chillers, garantir o pleno funcionamento desses ativos nem sempre é uma tarefa simples, afinal, eles costumam trazer consigo alguns desafios ao longo do tempo, como o desgaste natural dos equipamentos, a necessidade de mão de obra especializada, a adequação às normas ambientais cada vez mais rigorosas e o monitoramento constante dos parâmetros de eficiência.
Nesse contexto, implementar uma solução robusta de operação e manutenção se apresenta como uma estratégia eficaz para superar os obstáculos do dia a dia, até porque, é assim que uma companhia passa a atuar de forma preventiva, evita paradas inesperadas e assegura que os processos estejam sempre em conformidade com as legislações vigentes.
Quer saber mais? Então vamos lá!
Como funciona uma solução de operação e manutenção na prática?
Primeiramente, vale lembrar que, uma solução de operação e manutenção envolve a gestão completa de algumas infraestruturas operacionais e sistemas de tratamento de águas e efluentes, assegurando que tudo funcione de forma contínua, eficiente e em conformidade com as regulamentações ambientais.
Na prática, essa solução inclui uma série de etapas e serviços integrados, que começam com a avaliação detalhada das necessidades da unidade. Primeiramente, é realizado um diagnóstico técnico para identificar o estado atual dos ativos, os desafios operacionais e as melhorias necessárias. Depois, é estruturado um plano de ação personalizado, que contempla desde manutenções preventivas e corretivas até a otimização dos processos e equipamentos.
Dessa forma, a empresa passa a contar com uma equipe dedicada ao monitoramento contínuo dos parâmetros operacionais, à realização de análises laboratoriais dos efluentes e aos ajustes necessários nos processos, garantindo o cumprimento das metas de eficiência e qualidade. Além disso, a equipe permanece disponível para atuar em eventuais emergências, prevenindo interrupções nos sistemas.
Por fim, a operação e manutenção ainda abrange a gestão administrativa, como a elaboração de relatórios técnicos, suporte para auditorias ambientais e o cumprimento das normas legais para que a companhia tenha mais tranquilidade, eficiência e sustentabilidade em suas operações, concentrando seus esforços em seu negócio principal.
As situações em que uma solução de operação e manutenção pode ser necessária
Embora seja um serviço completo que se adequa a inúmeros tipos de empresas e ramos de atuação, existem algumas situações que evidenciam ainda mais a necessidade de buscar um parceiro para operar e manter infraestruturas internas, como:
- Quando há a necessidade de mão de obra qualificada
Empresas que contam com torres, chillers, caldeiras e até mesmo estruturas próprias para o tratamento de águas e efluentes, podem ter dificuldades em encontrar profissionais capacitados para operar os sistemas. Nesta situação, ao invés de investir na contratação que envolve o pagamento de encargos trabalhistas e custos de treinamento, torna-se mais vantajoso contar com um parceiro técnico que já possua experiência para atender todas as necessidades envolvidas.
- Quando busca-se um Revamp e/ou melhoria operacional
Em casos em que o sistema existente exige melhorias para funcionamento pleno, o apoio de uma terceirizada que tenha o conhecimento no assunto também poderá otimizar o processo e garantir que o ativo opere regularmente, evitando consequentemente paradas na produção.
- Quando há dificuldades em adequar a operação à legislação vigente
Algumas normas técnicas da ABNT tratam das condições exigíveis para projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos, incluindo tratamento e disposição de efluentes, assim como lodo sedimentado. Ao contar com uma solução de operação e manutenção, o negócio tem total respaldo para fazer a adequação dos ativos a essas condições, garantindo que não só a gestão de resíduos, mas também seus processos produtivos estejam atendendo plenamente a legislação vigente.
Leia mais:
5 vantagens de uma solução de operação e manutenção na gestão e tratamento de águas e efluentes
Quem investe nessa alternativa tem ganhos amplos que cobrem as principais esferas de um negócio atual: a operacional, a econômica e a ambiental. Veja só:
1 - Melhorias operacionais e otimização de custos
Uma empresa especializada pode identificar gargalos e implementar melhorias nos processos que não apenas garantem o cumprimento das metas ambientais, mas também reduzem os custos relacionados ao tratamento de água e efluentes, incluindo consumo energético e insumos químicos.
2 - Foco de recursos (humano e capital) na atividade principal
Ao delegar a gestão de resíduos e sistemas de tratamento a um parceiro técnico, a empresa geradora pode concentrar seus recursos no aumento da produtividade e na eficiência operacional, maximizando os resultados no core business.
3 - Responsabilidade e riscos operacionais e ambientais compartilhados
Ao contar com um parceiro especializado, a responsabilidade pelos riscos operacionais e ambientais, como falhas no sistema ou descumprimento de normas legais, passa a ser compartilhada. Dessa forma, sua empresa tem maior segurança e conformidade com os requisitos regulatórios.
4 - Maior previsibilidade orçamentária
Contratos bem estruturados permitem à companhia prever custos operacionais e evitar despesas inesperadas, como manutenções emergenciais ou multas por descumprimento de normas ambientais.
5 - Possibilidade de adequações para modernização
Com uma equipe técnica presente no dia a dia da operação, é possível identificar oportunidades de modernização, desde upgrades nos sistemas de tratamento até a implementação de tecnologias mais eficientes e sustentáveis.
Com os avanços nas tecnologias de tratamento de efluentes, mediante a instalação de um sistema, as companhias ainda podem implementar uma estratégia de reúso da água.
Nesse caso, o líquido passa por um processo de purificação e tratamento especializado, alcançando parâmetros de qualidade estabelecidos pela legislação brasileira, que torna o recurso útil para fins menos nobres.
Dessa forma, além de reduzir o consumo de água nobre, uma indústria de médio porte pode chegar a reduzir em até 50% a dependência de água potável, gerando uma grande queda do valor da sua conta de consumo.
Leia mais:
Como a Opersan atua na operação e manutenção de infraestruturas corporativas?
Todos os benefícios apresentados só podem ser obtidos quando a empresa geradora conta com um excelente parceiro para operar e manter suas estruturas - e é aqui que a Opersan entra.
Com mais de 40 anos de experiência em projetos ambientais, a Opersan atua com foco na gestão de águas e efluentes para o mercado corporativo, oferecendo soluções integradas, eficientes e economicamente vantajosas.
Nossos projetos são customizados através de soluções técnicas únicas, de acordo com a demanda específica de cada cliente, o que significa que o seu negócio pode não só investir e na operação e manutenção dos sistemas, como também complementar sua infraestrutura com recursos adicionais que simplificam a gestão de resíduos e ainda podem ser fontes de água alternativas, como sistemas de reúso de água e desenvolvimento de poços profundos específicos para a realidade da indústria.
Para conhecer nosso portfólio e descobrir as soluções que mais se adequam ao seu cenário, entre em contato conosco e fale diretamente com um especialista.