Um consenso entre os especialistas é o fato de que as empresas precisam manter sempre a melhor interação possível com o seu público, garantindo uma relação em que todas as partes envolvidas obtenham algum benefício. Tendo isso em vista, uma empresa geradora de efluentes não pode desconsiderar desenvolver uma relação verdadeira e de transparência.
Ao criar condições para uma má gestão dos efluentes, a relação da empresa com o público acaba em um contexto onde todas as partes envolvidas perdem de alguma maneira. Isso pode ocorrer devido a duas questões:
- Quando a empresa age por “má fé”, está ciente da legislação e opta por não cumprir, e assim, não se importar com os impactos ambientais causados;
- Quando há um desconhecimento da legislação e de qual a melhor maneira se adequar.
Consequências de uma má gestão
Aqui compartilharemos informações sobre como profissionais devem atuar para que sua empresa e as operações desenvolvidas estejam enquadradas corretamente na legislação, evitando se expor aos prejuízos que uma suspensão de atividades possa trazer caso ela não gerencie corretamente seus efluentes. A primeira coisa a fazer é relembrar que a má gestão de efluentes é um crime ambiental que não somente prejudica o meio ambiente, como também traz sérias consequências para sua empresa, tais como:
- Autuações por órgãos como o Ministério Público, o IBAMA e a Polícia Ambiental;
- Cassação de autorizações, licenças e certificações ambientais;
- Suspensão de linhas de financiamento público e privado,
- Penalizações como autuações, multas e embargos;
- Suspensão temporária ou permanente, parcial ou integral, das operações.
Além das questões legais, a luta pelo meio ambiente tem sido um dos principais temas no cenário mundial, e cada vez mais, as empresas consideradas “poluidoras” ou mesmo “despreocupadas com o meio ambiente” vêm adquirindo uma reputação negativa perante o público, o que tem forçado um número cada vez maior de empresários se adequar aos novos padrões ecológicos, visto a destruição da reputação, e consequentemente, a perda dos investimentos em uma boa identidade corporativa perante seus clientes, fornecedores e parceiros comerciais.
Benefícios de uma gestão adequada
Por outro lado, empresas que já promovem e trabalham com sustentabilidade ganham cada vez mais espaço no mercado, por conta do novo olhar da sociedade, de um modo geral, às questões que envolvem a manutenção do meio ambiente e da vida no planeta. A preferência dos consumidores por empresas engajadas na luta pelo meio ambiente é uma tendência incontestável.
Assim, é muito importante que a empresa concentre-se no desenvolvimento de estratégias que possam tirá-la da situação de má gestão de efluentes e coloquem-na em um contexto de “Ganha-Ganha”, que trará sustentabilidade e uma série de outros benefícios, diretos e indiretos, para a empresa e, principalmente, ao meio ambiente.