Todos os dias são produzidos uma grande quantidade de lixo que não é reciclada de forma correta e que acaba prejudicando o meio ambiente. Com algumas atitudes simples podemos combater o acumulo de lixo.
Papel
Além da quantidade de árvores necessária para sua produção, seu desperdício pode gerar muitos problemas, como: servir de combustível para incêndios incontroláveis; liberação de dioxinas e metais provindos das tintas e revestimentos.
Dicas:
- Use sempre os dois lados do papel
- Imprima só quando necessário, e procure sempre revisar os textos antes de imprimir
- Prefira o papel reciclado
- Separe os papéis, caixas e embalagens de papel para reciclagem
Plástico
O plástico, apesar de ser um material altamente utilizado e muito prático no nosso dia a dia, é um material que produz altos impactos do início ao fim. Difícil de ser compactado, esse material ocupa muito espaço em aterros, além disso, possui um processo lento de degradação e decomposição, podendo durar mais de 100 anos. Quando queimado provoca a liberação de fumaça tóxica.
Dicas:
- Utilize sacolas recicladas
- Reutilize ao máximo e evite jogar no lixo sacolas e/ou embalagens plásticas, potes ou garrafas. Separe o material para reciclagem.
Vidro
Os vidros não são biodegradáveis e permanecem na natureza cerca de dez mil anos. Para cada tonelada de vidro reciclado economiza-se 1,2 toneladas de matéria-prima.
Tome Cuidado ao descartar, pois pode causar danos aos coletores de lixo
Dicas:
- Reutilizar sempre que possível
- O vidro é 100% reciclável, isto é, uma garrafa de vidro pode se transformar em outra sem perda de qualidade.
- Recicle sempre e procure separar vidros coloridos de vidros transparentes.
Metal
Material de decomposição lenta e que ocupa muito espaço. A queima contamina as cinzas que podem se tornar tóxicas devido à concentração de metais.
Dica:
- Recicle, mas fique atento na hora de separar, pois latas que continham produtos tóxicos, como tintas, não podem ser colocadas na reciclagem com outros tipos de embalagens de metais. Antes de reutilizar lave bem os materiais.
Lixo Orgânico
O lixo orgânico atrai animais e insetos, produz gases em seu processo de decomposição.
Dica:
- A compostagem é uma boa alternativa devolve os nutrientes para o solo, e pode ser reutilizada como adubo para seu jardim.
Têxteis
A queima de poliéster, carpetes e tapetes de nylon, e vestimentas de plástico pode produzir fumaças tóxicas.
Dicas:
- Reutilize sempre que possível
- Doe roupas usadas e que ainda estejam em bom estado para instituições sociais, igrejas e órgãos públicos
- Customize suas roupas e de uma nova cara para a peça
Móveis
Armazenamento de móveis pode atrair ratos que carregam doenças, quando descartado de forma incorreta pode causar enchentes.
Dica:
- Reuse e use sua criatividade para renová-lo
- Doe para quem precisa
Eletrodomésticos
São volumosos e dificilmente compactados. Em geral, são feitos de metal e não podem ser queimados. Alguns modelos mais antigos contêm freon, gás a base de clorofluorcarbonos (CFCs), que são prejudiciais à camada atmosférica e à saúde. Para reciclar esse material é importante que o Freon seja removido por um técnico qualificado.
Dicas:
- Faça uma doação a quem precisa
- Separe e recicle como material de sucata
Eletrônicos
Contêm metais pesados e produtos químicos prejudiciais ao meio ambiente.
Dicas:
- Reutilize
- Doe para quem precisa
- Procure centros que coletem este tipo de material
Óleo automotivo ou de máquinas
Óleos usados contêm metais e tóxicos, podendo poluir águas subterrâneas e de superfície. Sem os devidos cuidados, podem causar incêndios, e se não forem queimados propriamente, podem poluir de ar, produzindo também fumaça nociva.
Dicas:
- Descarte com consciência: o óleo lubrificante usado ou contaminado deve ser entregue para um coletor autorizado pela ANP.
Construção e Demolição
O descarte inapropriado do entulho, causa problemas para a qualidade da vida urbana como transporte, enchentes e proliferação de doenças.
Dicas:
- Reaproveite ao máximo
- Doe o material para quem precisa
- Recicle, 90% do entulho pode ser reciclado e reaproveitado para novas construções
Carros velhos e baterias
Carros abandonados ocupam muito espaço, são caros para o transporte e reciclagem. As baterias corroem, liberando metais pesados e ácidos, e sua queima pode criar gás venenoso, outros fluídos podem também contaminar águas subterrâneas. E os pneus acumulam água que atraem mosquitos transmissores de doenças.
Dicas:
- Doe
- Repare
- Venda as partes e separe metais para reciclagem
- Retire baterias, fluídos e pneus procure lugares que recolham esses tipos de materiais.
Com atitudes simples podemos fazer do mundo um lugar melhor, recicle!
Fontes: ecycle