O setor de transformação é conhecido por abranger uma ampla gama de indústrias que se dedicam à produção e transformação de matérias-primas em produtos acabados, incluindo processos realizados em diversas verticais, como a manufatura, metal-mecânica, automotiva, alimentícia, química e até madeireira.
As atividades principais deste segmento incluem a produção em larga escala, a utilização de tecnologias avançadas e o constante aprimoramento dos processos produtivos, o que significa que a amplitude dessa atuação também vem acompanhada da geração de resíduos com características tóxicas que, em contato direto com o meio ambiente sem o tratamento adequado, podem causar grave poluição às águas, fauna e flora - e por consequência multas, sanções, danos à imagem e até a paralisação das atividades em função do descumprimento da legislação.
Para evitar todos esses impactos, as modalidades OnSite e OffSite se mostram como alternativas eficientes, integradas e economicamente vantajosas que asseguram a eliminação das substâncias nocivas dos efluentes, de modo a garantir que eles sejam descartados sem causar nenhum dano ambiental, operacional ou institucional.
OnSite ou OffSite: qual a modalidade adequada para o tratamento de efluentes das indústrias de transformação?
Por envolver a manipulação de produtos diversos, os efluentes das indústrias de transformação costumam ter em sua composição diversos metais pesados, como cromo, níquel, manganês, chumbo, cádmio, zinco ou cobre.
As opções existentes para remover essas substâncias e evitar os danos já citados são as modalidades OnSite e OffSite, cada qual com suas características específicas e indicações para finalizadas diversas. Conheça-as:
-
Tratamento de águas e efluentes OnSite
Quando o tratamento é realizado na planta da própria empresa geradora, chamamos de modelo OnSite.
Nesta alternativa, todo o processo é realizado in loco com o apoio de um parceiro contratado, que assume os procedimentos relacionados à implantação, operação e manutenção da planta, além de fornecer recursos de investimento em infraestrutura, insumos e mão de obra especializada para instalação e/ou operação dos sistemas.
A modalidade OnSite ainda pode se dar de diversas formas, permitindo que as indústrias de transformação escolham a opção que melhor se adequa ao seu momento, sendo elas:
BOT & BOO
Nos modelos BOT e BOO, o fornecedor contratado projeta, constrói, implanta ou reforma o sistema com capital próprio, assim como também realiza a operação e manutenção da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), contribuindo para uma operação ainda mais qualificada e eficiente para segmentos como a indústria de transformação que, como dito anteriormente, conta com um grande fluxo de descarte de diferentes resíduos.
A principal diferença entre as siglas, se dá pelo modo com que o acordo será finalizado. Se o ativo permanecer sob posse do parceiro, chamamos de BOO; e caso seja transferido para a própria indústria, dizemos BOT.
AOT & AOO
O Acquire, Operate & Transfer (AOT) é destinado às indústrias que pretendem transformar o tratamento de águas e/ou efluentes em ativo rentável. Neste caso, a empresa contratada será responsável pelos investimentos diretos na infraestrutura, bem como custos de operação e manutenção. O parceiro também se responsabiliza pela gestão e controle ambiental de licenças, descarte de efluentes e/ou fornecimento de água.
Assim como no modelo anterior, caso a infraestrutura permaneça com a prestadora de serviços mesmo após o encerramento das operações, o modelo de negócio é denominado como AOO.
O&M
Por fim, as indústrias de transformação podem optar por um modelo focado totalmente na Operação e Manutenção (O&M) dos ativos.
Nesta alternativa, a empresa especializada responsabiliza-se pela operação, manutenção e gerenciamento de sistemas, podendo ainda implementar tecnologias para prover o reúso de água, caso desejado.
Se acordado, a parceira contratada também realiza a administração dos processos relacionados ao gerenciamento, controle ambiental, monitoramento de licenças e operações.
-
Tratamento de águas e efluentes OffSite
No tratamento OffSite, os efluentes são coletados nas empresas e transportados para centrais de parceiros terceirizados. Na sequência, as amostras são coletadas e analisadas em laboratório, com o objetivo de avaliar o tipo de resíduo recebido e determinar qual a técnica mais adequada a ele. Ou seja, o parceiro contratado passa a ser responsável por todo o processo, com infraestrutura e mão de obra externas.
Após o tratamento, os efluentes são destinados à rede coletora ou encaminhados para corpos hídricos, respeitando estritamente todos os parâmetros da legislação. Essa opção é muito indicada, por exemplo, para casos de limitação física e inviabilidade de construção de estações próprias em função do volume de resíduos gerados.
Leia mais
Vale lembrar ainda que, embora pareçam modalidades que atuam de formas distintas, há situações em que unir os tratamentos OnSite e OffSite podem potencializar a eficiência dos processos e garantir benefícios operacionais para a própria empresa geradora.
Isso vale tanto para as organizações que vão possuir suas próprias estações de tratamento, quanto para aquelas que optam por enviar 100% de seus resíduos para centrais de tratamento.
Quando a empresa trabalha atualmente com a modalidade OnSite, a integração passa a ser uma excelente opção quando:
- Precisa-se realizar manutenções preventivas e corretivas;
- Os processos produtivos mudaram e novos efluentes estão sendo gerados;
- Há a necessidade de destinação do lodo;
- Há picos na geração de resíduos - comuns em datas sazonais, por exemplo.
No caso da modalidade OffSite como solução principal, o complemento da gestão é indicado se:
- O volume de resíduos gerados aumentar e os custos para envio externo se tornar inviável;
- Houver problemas logísticos para encaminhamento de efluentes à estações terceirizadas;
- A empresa busca implementar o reúso de água.
As vantagens de contar com um parceiro para o tratamento de efluentes das indústrias de transformação
Deixar o tratamento e destinação dos resíduos - seja no modelo OnSite e OffSite ou na integração de ambos - sob responsabilidade de empresas especializadas é uma escolha que pode beneficiar as indústrias de transformações em diversos aspectos.
Através da terceirização as organizações podem direcionar seus recursos às atividades core do negócio, já que a expertise de um parceiro que detém o conhecimento e estrutura adequada permite optar pela modalidade mais adequada à realidade de cada empresa geradora.
Por meio de técnicas, equipamentos e sistemas apropriados, há ainda a otimização das operações e minimização de custos. Além disso, as organizações ficam isentas dos riscos operacionais, trabalhistas e ambientais que a ação engloba, bem como demonstram preocupação e cuidado com o meio ambiente - fatores avaliados por consumidores e investidores na decisão de comprar e/ou investir em um negócio.
Conte com o Grupo Opersan para tratar efluentes nas modalidades OnSite e OffSite
Todos os benefícios citados só são alcançados quando se conta com parceiros capacitados para oferecer as melhores soluções ambientais - e nesse cenário, o Grupo Opersan se destaca.
Somando mais de 35 anos de experiência no mercado, atuamos para oferecer alternativas integradas, eficientes e economicamente vantajosas para empresas que atuam no setor de transformação.
Na modalidade OnSite, além dos modelos de negócio BOT/BOO, AOT/AOO e O&M, desenvolvemos também projetos pautados no fornecimento de sistemas de tratamento na modalidade turn key, nomeados como EPC (Engineering, Procurement and Construction). Ainda, nosso escopo inclui projetos customizados através de soluções técnicas de acordo com a demanda específica de cada cliente, proporcionando o fornecimento de equipamentos, materiais, peças e serviços especializados de instalações para sistemas de tratamento.
Já na modalidade OffSite, disponibilizamos 06 Centrais de Tratamento localizadas em São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e Santa Catarina, que envolvem uma gestão operacional diferenciada com rígidos controles de qualidade, assegurando o atendimento legal na destinação dos efluentes tratados.
Portanto, se você busca um parceiro para te ajudar a construir uma gestão ambiental eficiente, entre em contato com nossos especialistas e compartilhe a sua necessidade conosco.