Qual a relação entre consumidor consciente e o tratamento de efluentes?

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29 de Junho de 2022

A preocupação de toda a sociedade quanto à preservação da natureza e de seus recursos, bem como o cuidado com o planeta para as próximas gerações, está cada vez mais presente.

A crescente degradação do planeta deixou de ser uma consideração apenas das organizações, passando a fazer parte também dos critérios de compra dos consumidores. O chamado “consumidor consciente” tem deixado de olhar somente para o preço, tomando a decisão de comprar ou não um produto com base nos impactos sociais e ambientais que aquela marca proporciona.

Para se ter uma ideia do quanto isso impacta no mercado, uma pesquisa global sobre sustentabilidade lançada pelo Capterra feita com 703 consumidores de todas as regiões do país, mostrou que 7 em cada 10 brasileiros disseram que as ações sustentáveis de uma empresa influenciam sim quando escolhem produtos ou selecionam fornecedores. 

Além disso, 47% dos entrevistados concordam que o preço dos produtos sustentáveis é justo, sendo que 10% ainda se mostrou disposto a pagar mais para itens ou serviços que beneficiam o meio ambiente de alguma forma.

No que exatamente é pautado um consumidor consciente?

Diante o cenário atual, tem se tornado imprescindível que as empresas repensem suas condutas para oferecer seus produtos e serviços de acordo com o que esse público atual tem buscado. No entanto, para mudar suas ações, é necessário primeiro conhecer o conceito do consumidor consciente.

Este perfil assume um comportamento de maior valorização das questões ligadas à sustentabilidade do que ao mero consumismo pelo simples ato de compra. Dessa forma, ele busca equilibrar sua satisfação pessoal e hábitos de consumo mais conscientes com o momento que o planeta atravessa, priorizando empresas que também apresentem este compromisso em todas as fases de produção, entrega e descarte de seus produtos.

Basicamente, o conceito é pautado em 3 Rs, sendo eles:

  • Reduzir

O primeiro R está relacionado aos níveis de consumo e ao impacto do ato. Ou seja, é pautado em reduzir o consumo de produtos e também à preferência por aqueles que proporcionam um potencial reduzido de geração de resíduos.

  • Reutilizar

Em sequência, o segundo R está ligado ao reúso. Nesse caso, são produtos ou serviços que proporcionam alguma forma de reaproveitamento. Um exemplo prático, é construir embalagens que sejam passíveis de reutilização.

  • Reciclar

Por fim, no terceiro R entra o potencial de reciclagem do produto, envolvendo a transformação do material na produção de matéria-prima para outros produtos através de processos industriais ou até mesmo artesanais.

Mas, além desses itens, o consumidor consciente também busca ver além dos rótulos. Outras informações relevantes sobre a forma de produção, como por exemplo os níveis de poluição gerados, o quanto aquele produto preservou em termos de recursos naturais e as condições de trabalho dos funcionários também são levadas em questão, proporcionando uma maior conscientização e consequentemente valorização da empresa nos critérios desses consumidores.

Qual a relação entre consumidor consciente e o tratamento de efluentes?

Como a preocupação com o meio ambiente por parte dos consumidores conscientes abrange não apenas conhecer as condições dos produtos e serviços, mas também as ações práticas realizadas pelas empresas, visando a minimização dos efeitos de suas atividades e adotar uma gestão ambiental para o tratamento dos efluentes torna-se fundamental.

As organizações que buscam alternativas para um descarte adequado, deixam de poluir rios, lagos e córregos, evitando desequilíbrio no ecossistema aquático, além de evitar danos também a população local, visto que com o despejo irregular, consequentemente há um aumento da matéria orgânica na água, o que faz com que o local seja afetado, ocorrendo o aumento de determinados microrganismos causadores de doenças como cólera, meningite e hepatites A e B.

Mas, por outro lado, quando tem-se uma gestão adequada ao tipo de efluente gerado, as empresas também obtêm diversos benefícios, como:

  • Geração de valor em toda a cadeia de produção 

A adoção de soluções adequadas na gestão de resíduos eleva a credibilidade e valoriza o serviço/produto oferecido. Além disso, a empresa produtora também garante o atendimento às legislações vigentes, evitando paradas e autuações em suas operações.

  • Reconhecimento pelo consumidor consciente

Consumidores conscientes valorizam também o quanto a empresa faz para o meio ambiente, além do que simplesmente criar um produto sustentável. Com políticas e procedimentos de redução de impactos ambientais bem estabelecidas, as organizações ainda podem reforçar esse posicionamento junto ao mercado, criando uma imagem diferenciada para o seu negócio.

  • Atendimento aos pilares do ESG

As boas práticas empresariais atreladas não só às questões ambientais, mas também às sociais e de governança vem se configurando cada vez mais como um dos fatores fundamentais para a competitividade no mercado, principalmente após a ascensão do ESG no país.

O tratamento de efluentes pode, inclusive, englobar o reúso de água, principalmente pelo fato do uso do recurso pela indústria ser quase três vezes maior que o doméstico. Com os avanços nas tecnologias, mediante a instalação de um sistema de reúso, a água passa por um processo de purificação e tratamento especializado, alcançando parâmetros que tornam o recurso útil para fins menos nobres.

Com isso, as empresas obtêm mais um fator potencial para atração de novos públicos e também de investidores.

Como o apoio de um parceiro experiente pode beneficiar as empresas no tratamento de seus efluentes?

Como o tratamento de águas e efluentes é um assunto complexo mas de grande relevância nas indústrias e áreas urbanas, um dos segredos é saber qual a alternativa ideal de tratamento a ser aplicada em cada negócio. 

Pensando nisso, com mais de 30 anos de experiência no setor, o Grupo Opersan tem como sua principal missão oferecer soluções para o tratamento de águas e efluentes de maneira responsável e equilibrada nas modalidades OnSite e OffSite de acordo com as necessidades de cada empreendimento.

Para saber como podemos apoiar a sua empresa na construção de uma gestão eficiente, entre em contato conosco e solicite o contato de  um de nossos especialistas.

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