A Importância do Controle de Odor em Estações de Tratamento de Efluentes

O controle de odor em estações de tratamento é um dos pontos mais importantes, e também mais desafiadores do processo de tratamento de efluentes. Odores fortes e desagradáveis se tornam fonte de queixas, tanto de operadores nas estações, como da vizinhança.

Os odores das plantas podem flutuar em locais públicos, sendo assim, é fato que a comunidade não é tolerante a estes odores desagradáveis, tendo razão em reclamar. Além do respeito a comunidade perto das plantas de tratamento, é de suma importância pensar na saúde dos funcionários. A empresa de tratamento deve valorizar os colaboradores melhorando seu ambiente de trabalho, para isso, o controle de odor é fundamental.

Como é feito o controle de odor nas estações de tratamento?

Leia mais >>

Tags: efluentes, água, meio ambiente, Tratamento de Efluentes, Nova Opersan, odor

A importância das certificações no momento de escolher uma empresa parceira

 

Certificações são fundamentais para organizações que querem melhorar seus processos, produtos, serviços e ganhar destaque em cenário nacional e internacional. O valor agregado de uma certificação para uma empresa vai muito além do financeiro, já que envolve também todos seus colaboradores, auxiliando no desenvolvimento pessoal, e visa colocar as coisas em seus devidos lugares de maneira sistêmica, o que irá ajudar a empresa a entender melhor o que se passa internamente, melhorando o atendimento aos seus clientes e processos.

No mercado atual, as organizações dos mais diversos setores têm exigido dos seus fornecedores, tanto de produto quanto de serviços, certificações como forma de qualificação e garantia de atendimento aos requisitos contratuais.

Toda certificação, independente da norma ISO, é de grande importância para as empresas, e acarreta em mudança cultural dentro das organizações.

Leia mais >>

Tags: Tratamento de Efluentes, ISO9001, ISO14001, certificações

As diversas modalidades de tratamento OnSite

Quando as indústrias ou empreendimentos comerciais geram grandes volumes de efluentes, fica inviável enviá-los para centrais de tratamento de terceiros. Nesse caso, é preciso entender as necessidades específicas de cada cliente e oferecer soluções personalizadas.

Leia mais >>

Tags: água, offsite, Tratamento de Efluentes, Operações Dedicadas, OnSite, tartamento de água

As vantagens de terceirizar o tratamento de águas e efluentes da sua empresa.


O que é terceirização?

A terceirização é uma prática comum em empresas de grande e médio porte e uma tendência em empresas pequenas que consiste em transferir, para parceiros, as atividades que não fazem parte do negócio principal. Considerado um processo de gestão, a terceirização é uma prática essencial num mercado que foca cada vez mais seus esforços em ações direcionadas a conhecer melhor seus clientes e suas necessidades, deixando algumas atividades secundárias a cargo de empresas especializadas.

Por que terceirizar a gestão dos recursos hídricos?

Ao delegar esse serviço a terceiros especializados em gestão de estações de tratamento de águas e efluentes, as empresas podem focar seus esforços em suas atividades a fim de obter redução nos custos operacionais, fator primordial em momentos nos quais as indústrias visam minimizar perdas.

Leia mais >>

Tags: Tratamento agua, offsite, Tratamento de Efluentes, BOT, Nova Opersan

Tratamento de Efluentes por Termocompressão a Vácuo

 

A evaporação é a operação unitária que tem por objetivo a concentração de uma solução, pela remoção do solvente, fazendo a solução entrar em ebulição.

A termocompressão a vácuo consiste em um sistema de tratamento de efluentes baseado na evaporação sob pressão negativa (vácuo), condição que favorece o processo, visto que reduz o ponto de ebulição da solução. À medida que o solvente, normalmente a água, é separado na forma de vapor, ocorre a concentração dos contaminantes contidos no efluente.

Leia mais >>

Tags: offsite, Tratamento de Efluentes, Termocompressão à vácuo, TCV, Tipos de Tratamento

O grande consumo de água na agricultura: entenda o problema e as possíveis soluções

Você sabia que a agricultura é, de longe, o setor econômico que mais consome água no mundo? Isso acontece, principalmente, pela alta demanda de água para irrigação de plantações. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 70% de toda a água doce disponível no mundo é utilizada na irrigação. Para a produção de um quilo de arroz, por exemplo, estima-se que seja necessário gastar entre mil e três mil m³ (toneladas) de água.

Leia mais >>

Tags: Estação de Tratamento Industrial, meio ambiente, economia de água, Tratamento de Efluentes

Escassez da Água: Uma problemática que afeta regiões de todo o planeta

A menos que sejam feitos mais esforços para reverter as tendências atuais, o mundo vai ficar sem água doce. O alerta foi dado pela Organização das Nações Unidas (ONU), embasado por números catastróficos: um bilhão e 200 milhões de pessoas (20% da população mundial) não tem acesso à água tratada. Isso porque, apesar do Planeta Terra ser constituído por dois terços de água, esta parcela se encontra em forma de gelo ou é salgada, sendo imprópria para abastecimento humano. No que diz respeito ao volume potável do recurso, a irrigação na agricultura representa 73% do consumo, 21% vai para a indústria e apenas 6% é destinado ao uso doméstico.

Leia mais >>

Tags: meio ambiente, escassez de água, Tratamento de Efluentes, soluções ambientais, reúso

Você Conhece a Declaração Universal dos Direitos da Água?

Leia mais >>

Tags: licenciamento ambiental, Água Reuso, Tratamento de Efluentes, Operações Dedicadas

TOP 12 - Motivos para Optar pela Solução Tratamento de Efluentes Offsite

 

Leia mais >>

Tags: Tratamento de Efluentes, o que é CADRI, Resíduos Perigosos, Tratamento de Efluentes Off-site, resíduos classe I e II, transporte de produtos perigosos

Crise Hídrica: A Escassez de Água em São Paulo

Sistema de captação de água do sistema de abastecimento Cantareira (Foto Exame) 
 

Se você mora na cidade de São Paulo, já sabe o quanto os efeitos da estiagem pegaram a população em cheio. Uma das piores vertentes da situação é a escassez de água. Este contexto, aliado ao verão mais quente dos últimos 70 anos, logo trouxe graves consequências. O Sistema Cantareira, formado pelos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (além de outras seis represas) é a principal fonte de abastecimento paulistano e alcançou um recorde negativo: 11% de água em sua capacidade, o menor nível da história, comprometendo as 8,8 milhões de pessoas que dependem dele na cidade e seu entorno, bem como os 76 municípios que formam o consórcio desses rios e seus cinco milhões de habitantes. Diante da problemática, descontos nas contas de água para quem promover a economia estão sendo aplicados, e já existem estudos sobre aumento nas tarifas para cidadãos e empreendimentos que consomem mais.

Leia mais >>

Tags: reúso de água, descarte zero de efluentes, Água Reuso, Tratamento de Efluentes, conheça custos da água na empresa